Como fazer um Pitch de impacto?
- Baroncini Consultoria
- 25 de mai. de 2020
- 4 min de leitura

Esse fim de semana tive a oportunidade de participar como mentora no HackatonRio 2020, apoiando 1.800 jovens inscritos numa maratona online de 42hs. Foi um trabalho incrível ajudar hackers cheios de energia a formatar a modelagem do negócio solidificando a ideia dos seus projetos. Em todos grupos mentorados, percebi que não sabiam como criar um Pitch de impacto. Por isso resolvi escrever esse artigo, com o passo a passo, esperando que seja útil para os próximos hackers e seus projetos!
Para começar, vamos esclarecer o que é um Pitch.
“É uma maneira de mostrar de forma clara e objetiva uma ideia, garantindo um primeiro contato marcante, que te leve a novos patamares de negociação e entrosamento“ (do livro A Arte do Começo, de Guy Kawasaki).
Em outras palavras, o Pitch é uma apresentação de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse de outra parte sobre você e sobre sua ideia. Muito usado por negócios em fase inicial ou em desenvolvimento, com a intenção de atrair investidores e/ou parceiros para o negócio, o Pitch deve conter informações relevantes e diferenciadas. E como fazer um Pitch? Abaixo está o roteiro para um Pitch de sucesso.
Introdução e suas etapas:
1-Quem sou – (com slogan) 2-Qual Problema pretendo resolver 3-Qual Solução proponho para esse problema
Como fazer a Introdução de um Pitch?
Para começar um Pitch você deve ter em mente o propósito da sua ideia ou negócio. Dessa forma poderá passar a grandiosidade disso a seus clientes, parceiros ou investidores.
Agora transforme esse seu propósito em um slogan. Como um mantra, ele comunicará em uma única frase, sua proposta de valor, a proposta do seu negócio. O da Baroncini Consultoria, por exemplo, é “Revelar o Potencial de Pessoas e Empresas”
Em seguida você deve identificar o problema que pretende resolver, a dor do seu cliente. E o tamanho desse problema. Exemplo de um problema: Como conseguir fugir dos altos valores dos hotéis nas cidades turísticas? Como ter acesso a todas opções de hospedagem de outros países sem falar o idioma?
Agora chegou o momento de responder como você atenderá esse problema com seu produto/ideia. Exemplo de Solução: O Airbnb respondeu a essa dor, operando de forma on-line, oferecendo serviço de hospitalidade globalmente, no seu idioma, sendo acessível através de seus sites e aplicativos móveis. A empresa oferece um amplo leque de opções, possibilitando que mesmo quem tem pouco recurso possa arranjar um lugar para dormir. Seu cadastro diverso apresenta todo tipo de acomodação, que vai de sofás a embarcações e mansões.
Em seguida virá a etapa para você falar mais profundamente sobre seu produto/projeto. Desenvolvimento e suas etapas:
4-Concorrência e tamanho do mercado 5-Diferencial do seu produto/projeto 6-Como ganhará dinheiro com ele
Como fazer o Desenvolvimento de um Pitch?
Inicie essa etapa mostrando que você conhece o mercado no qual seu negócio está inserido. Fale do tamanho desse mercado e dos seus principais players/agentes.
Em seguida, cite o diferencial do seu produto, como ele se destaca/destacará no mercado. Exemplo: no caso do Airbnb, o site/app possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis. Depois de se cadastrar e fazer a pesquisa onde se insere a cidade, data da viagem e número de hóspedes, você poderá entrar em contato com o anfitrião, que aluga o imóvel, e tirar todas as dúvidas. É possível filtrar as acomodações por tipo, valor, área, serviços, etc.
No site também é possível reservar outros serviços, como passeios e experiências nos destinos, sempre com foco em oferecer ao visitante uma noção mais real de como vivem os moradores locais.
Para finalizar essa etapa do desenvolvimento do Pitch, você deverá citar como seu produto irá gerar receita, isto é, como ganhará dinheiro com ele! Hora de trabalhar a monetização do seu negócio. Avaliar custos da operação, definir os preços a serem praticados, e calcular a margem de contribuição do seu negócio.
Depois disso é hora do seu gran finale!
Conclusão e suas etapas:
7-Descrever o currículo da equipe 8-O que a equipe deseja 9-Encerrar com frase de efeito
Como fazer a Conclusão de um Pitch?
Para concluir um Pitch recomendo que você inicie essa etapa descrevendo quem são os empreendedores que farão o negócio decolar. Um breve currículo da equipe, citando o papel que cada um exerce no grupo além de ao menos uma característica comportamental de cada participante.
Em seguida, você deve deixar claro o que vocês desejam, ou seja, qual objetivo de estar ali falando para a outra parte. Pode ser que o objetivo seja obter recursos financeiros para expandir seu negócio local para outros estados; ou vender seu produto, já disponível e testado, para um cliente; ou conseguir um sócio com determinada habilidade ainda não presente na atual equipe e necessária pra finalização do produto; etc.
Por fim, você deve fechar seu Pitch com uma frase de efeito que pode ser o seu mantra mencionado no início do Pitch, ou uma pergunta que faça seu interlocutor refletir sobre o quanto precisa do seu negócio/produto, o quanto isso o ajudará a resolver um problema ou a ganhar dinheiro!
E aí? Preparado para criar seu Pitch? Lembre-se que todo esse roteiro deve levar de 3 a 5 minutos!!
Acredito que com essas orientações você tenha condições de gerar um efeito UAU com seu Pitch! Mas se precisar de ajuda, escreve pra mim aqui nos comentários! Será um prazer poder te ajudar!
Bons negócios!
Comments