Dicas para um processo de recrutamento e seleção eficiente
- Baroncini Consultoria
- 24 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Muitas empresas não possuem uma área de RH estruturada, nem um profissional treinado para realizar um processo seletivo que realmente traga aquele talento que a empresa precisa. Mesmo assim, optam por realizar o recrutamento de forma direta, não contratando empresa ou profissional capacitado para este trabalho.
Para ajudar nesse desafio, criei um roteiro com o passo a passo para uma contratação mais profissional:
1 - Estabeleça as atribuições do cargo e o perfil profissional desejado;
2 - Divulgue a vaga com esse descritivo em canais específicos, como internamente na empresa, em sites de vagas, no Linkedin e junto aos contatos pessoais e profissionais que possui.
3 - Defina as etapas que serão adotadas no processo, como, por exemplo, com quais pessoas o candidato deverá conversar, se precisará aplicar algum teste para avaliação do conhecimento técnico, se você usará alguma ferramenta como a análise de perfil comportamental para ajudar no processo, etc.
4 - Elabore um roteiro de perguntas que serão feitas aos candidatos nas entrevistas buscando conhecer as experiências profissionais passadas, as realizações e desafios enfrentados na carreira, obstáculos superados, suas maiores conquistas, o que motiva e o que frustra esse candidato, qual propósito de vida dele, e não esquecendo de entender como é a sua vida pessoal.
5 - Observe as características pessoais e comportamentais do aspirante à função, e se tudo que você analisou e conheceu no item acima, indica que ele se adaptaria à cultura organizacional e ao desafio que você está oferecendo a ele.
6 - Lembre que além de você conhecer o candidato, uma entrevista serve também para o candidato conhecer a empresa e obter informações sobre a vaga.
Por isso você deve estar apto a falar sobre a história da empresa, desde sua fundação até os dias atuais, sobre o momento que a empresa está vivendo, e do porquê esta vaga está sendo oferecida.
Apresente o organograma da empresa, indicando a quem ele se reportará, se terá subordinados, se sim quantos serão, quantos pares e seus cargos.
Tenha em mãos também uma relação com os benefícios oferecidos pela empresa. Pergunte qual a pretensão salarial do candidato. Você só deve divulgar o salário da vaga em um segundo ou terceiro momento, apenas para os candidatos que passarem na seleção inicial do processo.
8 - Finalizada a seleção do candidato, lembre-se de dar retorno a todos que participaram do processo.
Essa etapa é muito importante, e geralmente negligenciada. Traz transparência e credibilidade ao processo.
7- Crie indicadores para cada seleção realizada, de forma a poder aprender com processos passados, analisando o que melhor funcionou e o que não deu tão certo. Alguns exemplos de indicadores são: número de candidato por vaga, a duração do processo seletivo, a pretensão salarial dos candidatos x o salário oferecido para a posição em aberto, etc
Um processo de recrutamento e seleção bem feito, torna-se uma poderosa ferramenta capaz além de atrair os melhores profissionais para cada função, minimizar os custos e retrabalho com nova contratação.
Comments