Janeiro Branco: um convite ao cuidado da saúde emocional dos colaboradores
- Baroncini Consultoria
- 23 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2020

Segundo dados divulgados em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 milhões de pessoas no mundo sofriam com doenças mentais e neurológicas e a previsão era de que, até o ano de 2020, a depressão seria a enfermidade mais incapacitante do planeta.
Chegamos em Janeiro de 2020. Em muitas empresas, os colaboradores já começaram o ano sofrendo imposição de metas abusivas.
Há evidências de que as pressões impostas no ambiente corporativo estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de transtornos mentais graves, sendo os mais comuns, além da depressão, os transtornos de ansiedade e o esgotamento emocional – também conhecido como Síndrome de Burnout – e são desencadeados, na maioria das vezes, por ambientes competitivos, imposição de jornadas exaustivas, aplicação de cobranças agressivas e falta de autonomia e reconhecimento do colaborador, afetando o seu desempenho profissional, as relações sociais e a sua saúde física e mental.
De acordo com o estudo recente da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil é o país que apresenta as maiores taxas do continente americano de incapacidades causadas por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) no continente americano. A Previdência Social registrou em 2016 o afastamento de 75,3 mil trabalhadores em razão de quadros depressivos, com direito a recebimento de auxílio-doença, o que representa 37,8% de todas as licenças médicas motivadas por transtornos mentais e comportamentais no mesmo ano.
Os dados apresentados demonstram a necessidade de maior debate sobre o tema dentro e fora das empresas. Embora o ambiente corporativo nem sempre favoreça a discussão sobre o assunto, o gestor deve estar muito atento aos colaboradores, oferecendo acolhimento e auxílio, quando necessário.
A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência em todo o mundo, em favor da prevenção e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e tem por objetivo convidar as pessoas a conhecerem as suas emoções, pensamentos, comportamentos e a qualidade dos seus relacionamentos.
Comments