Nesse isolamento social, tenho um mercado de bairro. O que eu faço?
- Baroncini Consultoria
- 4 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Durante essa quarentena, os mercados de bairro, que sempre nos atendem quando precisamos de algo de imediato ou apenas de alguns poucos produtos, estão fazendo delivery. No entanto a maioria, se não a totalidade destes, ainda não pensou em aproveitar esse momento para aprimorar seus processos, suas ofertas e expandir!
Me refiro aos mercados com 1 ou no máximo 2 lojas, e não às cadeias com filiais presentes em diversos bairros. Essas lojas são em geral especializadas, atuando como hortifrútis, mercearias, padarias, produtos naturais, etc. Elas não perceberam ainda o enorme potencial de fidelização e crescimento que tem em mãos.
Nesta quarentena, quando pensamos em compra de suprimentos para nossa casa, em geral pensamos em entrar num app de entrega ou diretamente no site de um grande supermercado porque sabemos que lá teremos a facilidade em encontrar tudo num só lugar, mesmo que a entrega leve até 15 dias em alguns casos, e seja feita de forma impessoal.
Algumas iniciativas simples podem ser adotadas de imediato pelos pequenos negócios de bairro:
- Entrega grátis;
- Criar uma conta no Instagram convidando clientes para conexão e onde diariamente seria postado as ofertas do dia, com os pedidos sendo realizados através do próprio Instagram;
- Enviar a seus clientes uma lista com as ofertas do dia pelo WhatsApp;
- Deixar na portaria dos prédios da vizinhança listas com os produtos para serem entregues aos moradores, destacando as ofertas da semana e definindo o dia para retirar esses pedidos. Esse item se faz necessário para pessoas que não tenham tanta habilidade com internet, aplicativos etc, e que se encontram sozinhas neste isolamento.
- Ampliar a oferta de produtos, introduzindo novas categorias. Por exemplo, se você é um mercado que vende hortifrutis, pode passar a oferecer produtos básicos, como arroz, feijão, açúcar, sal, farinha, ovos, grãos, óleos, creme de leite, dentre outros, além de artigos de limpeza, bebidas, padaria, etc.
Antes que você diga que não tem espaço na sua loja, use a criatividade! Com tantos locais fechados ou subutilizados ao seu redor, será que eles não teriam interesse em realizar uma permuta dos seus produtos pelo espaço cedido para estoque? De alimentos todos precisam!
Esteja certo, de que isso aumentará a fidelização do seu cliente que não precisará pedir o essencial em outro lugar. Os grandes supermercados ficarão destinados a compras grandes com uma oferta mais diversificada de produtos e de marcas.
Continuará havendo espaço para todos e os pequenos verão seu faturamento aumentar. Lembrando que a diferença fundamental neste segmento será a realização de um atendimento mais humanizado, o que mesmo sendo feito por WhatsApp ou Instagram, será um diálogo entre o dono da mercearia e seus clientes.
E neste momento de isolamento social, o que mais queremos é nos sentirmos humanos que se relacionam com humanos, não acham?
Um alerta importante é que a sugestão acima sobre o uso de WhatsApp ou Instagram deve ser adotado no curto prazo, mas em paralelo o empresário deve buscar criar um aplicativo ou incorporar suas ofertas a uma plataforma de e-commerce pois quando o isolamento terminar, os novos hábitos criados pela quarentena irão continuar.
O uso da tecnologia para consumo é irreversível. A transformação digital aumenta a eficiência do negócio, mas nunca se deve perder de vista o contato humano.
O empresário que conseguir sucesso neste mix, terá uma vantagem competitiva. Essa será sua maior entrega de valor, o que irá diferenciá-lo do seu concorrente.
Me diga aqui o que achou dessas dicas.
Compartilhe com os mercados do seu bairro!
Todos sairemos fortalecidos após essa pandemia!
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