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Nesse isolamento social, tenho uma agência de viagens. O que eu faço?

  • Foto do escritor: Baroncini Consultoria
    Baroncini Consultoria
  • 4 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura


Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o do Turismo. Viagens e reservas canceladas, estornos de valores, demissões em massa, sem previsão de receita no curto e médio prazo.

A retomada certamente exigirá a ação de protocolos tanto para ambientes fechados (aviões, hotéis, museus, restaurantes...) quanto para abertos (piscinas, praias...) considerando uma economia de baixo contato dentro de uma nova normalidade.

Então, como as pequenas agências de viagem conseguirão Receita até lá?

Sem nenhuma pretensão em ensinar o Pai Nosso ao vigário, listo algumas dicas e orientações baseadas na minha experiência em Gestão e Mkt de empresas, acreditando que os especialistas do setor poderão aprimorá-las.

- Durante esse isolamento, não interrompa a conexão com os clientes. Todos nós estamos mais conectados do que nunca, então mantenha ativa a comunicação com eles, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp, e-mails e mesmo telefonema. Mantenha-os informados a cada notícia positiva que surja. Crie posts nas redes sociais com imagens e mensagens de amor e esperança. Já temos muitas notícias ruins anunciadas diariamente pela mídia e muitos estão sozinhos em casa há mais de 50 dias! Seja o ombro amigo neste isolamento. Se você sabe, por exemplo, que um cliente está doente, por que não enviar uma mensagem ou telefonar mostrando interesse genuíno em sua melhora?

- Se você não tem um sistema de CRM, comece a buscar um junto ao mercado, pesquisando os mais adequados a seu porte e segmento. Aproveite e veja o sistema financeiro que conversa com o CRM para te ajudar a agilizar todo processo que hoje é feito manualmente. O que quero dizer com isso é que, quem não está alinhado com tecnologia tem pouco tempo para mudar isso! O tempo do retorno às atividades! A transformação digital é realidade em todos setores de negócio e quem não entendeu isso até hoje, está perdendo o jogo.

- Será imperativo conhecer cada um dos seus clientes e se relacionar adequadamente com eles. Mesmo antes de um sistema CRM, você pode aproveitar esse momento de quarentena e se ainda não o fez, segmentar seus clientes por :

. tipo de viagem - a dois, em família, com amigos, a trabalho, etc . desejo de experiência – aventura, exótica, luxo, rústica, etc . locais – urbano, rural, capital, interior, etc


- De posse desta informação, ofereça pacotes para viagens regionais para locais sem aglomeração, perto da natureza, onde seu cliente poderá chegar de carro, evitando o uso de transporte público ou avião. O Brasil tem a favor disso, um vasto território, com as mais diversas opções para todos os gostos.

Um levantamento realizado junto ao Google mostra que a procura por viagens deste tipo cresceu +1.000% tendo em vista que a quarentena despertou ainda mais a vontade de viajar, conhecer novos lugares, mas com os devidos cuidados e distanciamentos. Os principais destinos buscados nesta semana foram: Bonito, Chapada Veadeiros, Lençóis Maranhenses. E a procura por pacotes para 2021 cresceram 350%!

- Você pode criar uma competição entre seus clientes para que enviem a foto de uma viagem realizada através da sua agencia respondendo a pergunta “Por que essa foi a viagem dos meus sonhos” sem um mínimo, mas com no máximo 400 caracteres ?

Seria um concurso onde você postaria em suas redes a história e foto de cada participante e o público votaria na melhor resposta. O ganhador seria presenteado com uma viagem ou pacote no valor de X a ser utilizado até 1 ano após o fim do isolamento oficial.

Reviver momentos de sonho, relembrar viagens e boas experiencias, remexer em fotos, isso tudo conecta! Isso engaja! Isso emociona!

- Que tal criar uma rifa para uma viagem para um de 3 destinos, definidos por você e a escolher pelo cliente vencedor? E você poderia ainda criar uma rifa por mês, ou várias ao mesmo tempo com diferentes destinos para atendendo diferentes aspirações: viagem interestadual, viagem nacional, viagem internacional, etc. A venda de cada número variando (R$ 50, R$ 80, R$ 100, por ex.) a depender do destino e do nível hospedagem etc , não te ajudaria a pagar algumas contas de imediato? Divulgue em suas redes e pelo WhatsApp! E o sorteio você faz por aplicativos online próprios para isso. Seria ético e transparente para todos.

- Se prepare para oferecer ao fim da quarentena experiências one -to- one, isto é, as viagens de grupo, como em excursões, não ocorrerão. Apenas grupo de familiares, poderão vir a acontecer. Para você se diferenciar deverá ser criativo e trabalhar com um turismo personalizado, voltado para o indivíduo. Para isso você poderá contar com a IA (inteligência artificial) hoje já acessível aos pequenos empresários através de cruzamentos de banco de dados de clientes como os mencionados no aqui no início.

Enfim, encare esse momento como uma oportunidade para profissionalizar o seu negócio, conhecer melhor seu cliente e desenvolver seu lado criativo e inovador.

Existe luz no fim do túnel! Acredite!

Me conte aqui o que achou dessas dicas.

Compartilhe com seu agente de viagens!

Vamos colaborar para a recuperação da economia local.

 
 
 

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