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Pitch: O que é isso e como fazer?

  • Foto do escritor: Baroncini Consultoria
    Baroncini Consultoria
  • 11 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

O pitch é uma maneira de mostrar de forma clara e objetiva uma ideia, garantindo um primeiro contato marcante, que leve um profissional ou empresário a novos patamares de negociação e entrosamento. (trecho do livro A Arte do Começo, de Guy Kawasaki)

Trata-se de uma apresentação de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse sobre você e sua ideia. Muito usado por negócios em fase inicial ou em desenvolvimento, com a intenção de atrair investidores e/ou parceiros para o negócio, o pitch deve conter informações relevantes e diferenciadas.

Introdução do pitch:

Para começar um pitch, você deve ter em mente o propósito da ideia ou negócio. Dessa forma, poderá passar a grandiosidade disso a seus clientes, parceiros ou investidores.

Transforme esse propósito em um slogan. Como um mantra, ele comunicará em uma única frase, sua proposta de valor, a proposta do seu negócio. O meu, por exemplo, é “Revelar o Potencial de Pessoas e Empresas”. 

Em seguida, você deve identificar o problema que pretende resolver, a dor do seu cliente e o tamanho dessa questão. Exemplo de um problema: Como conseguir fugir dos altos valores dos hotéis nas cidades turísticas? Como ter acesso a todas as opções de hospedagem de outros países sem falar o idioma?

Então, chegou o momento de responder como você atenderá o problema com seu produto/ideia. No caso do Airbnb, a empresa opera de forma online oferecendo serviços de hospitalidade globalmente, no seu idioma, sendo acessível através de seus sites e aplicativos móveis. Eles oferecem um amplo leque de opções, possibilitando que mesmo quem tem pouco recurso consiga um lugar para dormir. Seu cadastro diverso apresenta todo tipo de acomodação, que vai de sofás a embarcações e mansões.

Desenvolvimento do pitch:

Inicie essa etapa mostrando que você conhece o mercado no qual seu negócio está inserido. Fale do tamanho desse mercado e dos seus principais players/agentes.

Cite o diferencial do seu produto, como ele se destaca/destacará no mercado. 

Continuando com o exemplo do site/app do Airbnb, que possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis, depois de se cadastrar e fazer a pesquisa onde se insere a cidade, data da viagem e número de hóspedes, você poderá entrar em contato com o anfitrião que aluga o imóvel, e tirar todas as dúvidas. É possível filtrar as acomodações por tipo, valor, área, serviços, etc. No site também dá para reservar outros serviços, como passeios e experiências nos destinos, sempre com foco em oferecer ao visitante uma noção mais real de como vivem os moradores.

Pra finalizar essa etapa do desenvolvimento do pitch, você deverá citar como seu produto irá gerar receita, isto é, como você ganhará dinheiro com ele!

Chegou a hora de trabalhar a monetização do seu negócio: avaliar os custos da operação, definir os preços a serem praticados e calcular a margem de contribuição do seu negócio.

Conclusão do pitch:

Recomendo que você inicie essa etapa descrevendo quem são os empreendedores que farão o negócio decolar!

Um breve currículo da equipe, citando o papel que cada um exerce no grupo, além de ao menos uma característica comportamental de cada participante.

Em seguida, você deve deixar claro o que desejam, ou seja, qual objetivo de estar ali falando para a outra parte. Aqui vão alguns exemplos: obter recursos financeiros para expandir seu negocio local a outros estados; vender seu produto já disponível e testado para um cliente; conseguir um sócio com determinada habilidade ainda não presente na atual equipe, etc.

Por fim, conclua o seu pitch com uma frase de efeito (que pode ser o seu mantra) ou uma pergunta que faça seu interlocutor refletir sobre o quanto precisa do seu negócio/produto, o quanto isso o ajudará a resolver um problema ou a ganhar dinheiro!



Em resumo, siga o roteiro abaixo e crie um pitch de impacto.

✓ Introdução: Quem sou – slogan; Problema; Solução para esse problema. 

✓ Desenvolvimento: Concorrência e tamanho do mercado; Diferencial do seu produto/projeto; Como ganhar dinheiro com ele. 

✓ Conclusão: Descrever o currículo da equipe; O que a equipe deseja; Encerrar com frase de efeito.

Acredito que com essas orientações você tenha condições de fazer um bom pitch, mas se precisar de ajuda, escreva para mim aqui nos comentários ou entre em contato comigo.

 
 
 

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